quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Belém do Pará

Olá, Pessoal! Hoje vamos falar um pouco sobre Belém do Pará, uma cidade encantadora e muuuuito brasileira, apesar de ter visto mais turistas gringos do que brasileiros.
Estive em Belém por duas vezes e pude conhecer alguns pontos turísticos da cidade que são bem peculiares do Norte do Brasil. Para quem vai a passeio, sugiro não deixar de conhecer o parque Mangal das Garças, que fica à beira do Rio Guamá com alguns animais e plantas da Floresta Amazônica.
É muito organizado, limpo e moderno. Lá dentro tem um restaurante chamado Manjar das Garças que é muito bom e muito bonito (um pouco caro, mas vale muito a pena). O parque fica em uma redondeza da cidade interessante, tem alguns prédios históricos e no caminho você vai poder ver algumas casas típicas da cidade. Há um mirante (uma torre no centro do parque) que você pode ter uma visão bonita da cidade e do Rio Guamá.
Se você quer experimentar as comidas típicas do Norte, como o Pato no Tucupi, a Maniçoba (feijoada paraense) e o Tacacá, sugiro ir a um restaurante Self Service que tem no andar de cima da Estação das Docas, que fica aberta ao público durante o dia todo e à noite também. Mas, para os três pratos, existem lugares específicos que dizem que são os melhores. Gostei desse restaurante pois me deu a opção de experimentar todos ao mesmo tempo. A Estação é um lugar com restaurantes, bares, lazer e artesanato. Lá também, você poderá experimentar o delicioso sorvete de tapioca ou de açaí da Cairu (mais famoso e imperdível sorvete de Belém).
Deixe para ir à Estação das Docas no final da tarde, pois você poderá aproveitar e pegar um barco para um passeio chamado Entardecer pela orla de Belém e depois jantar na Estação ou experimentar a famosa cerveja de Bacuri.
O passeio é muito gostoso, dá pra ver os principais pontos turísticos que estão às margens do rio, como a Casa das Onze janelas (tem que conhecer, inclusive com um excelente restaurante), o Mercado Ver-o-Peso, Mangal das Garças, o Forte, dentre outros. Durante o passeio, uma banda toca músicas tradicionais, um casal dança o Carimbó (dança típica da Amazônia) e faz uma belíssima apresentação ao por-do-sol. Esse é um passeio que realmente indico.
Ah, sim, Pessoal! Tem um detalhe interessante de lá. O Açaí se come com a comida (com feijão, farinha, camarão, etc). Eles estranham quando falamos que comemos o Açaí doce e com banana, eles dizem que se comerem assim terão uma indigestão (rsrsrs).
Quanto à comida, o bom mesmo é comer os peixes, foram os pratos que mais gostei. Em relação às comidas típicas, eu sou do tipo que tenho que comer pra dizer se é bom ou não. Muitos tinham me falado que o Tacacá e a Maniçoba não são bons, mas, sinceramente, não achei ruim. São comidas fortes, diferentes, mas são saborosas. O problema da Maniçoba é o efeito visual (rs), pois é bem esquisita. Eu gostei muito de comer Caranguejo (lá eles chamam de toc toc) no Restaurante Do Dedão (Travessa Mariz e Barros, 2249 - entre a Avenida 25 de Setembro e a Avenida Duque de Caxias, Bairro: Marco), pra quem gosta de caranguejo como eu, vale muito a pena ir.
Bom, Belém chove todos os dias. Eles falam que os encontros são marcados antes ou depois da chuva, porque normalmente chove em torno das 16h todos os dias. Eles falam que o dia que não chove, chove o dia todo no outro dia. Eu fui em setembro, nessa época a chuva não atrapalha muito. Realmente chovia todos os dias às 16h.
Se você gosta de arte, são vários museus pela cidade bem interessantes e bem cuidados, além disso, em Icoaraci, você encontra belíssimos vasos e objetos feitos pela Cerâmica Marajoara, incialmente feitas pelos índios da Ilha de Marajó. Eles usam diversas técnicas para decorar as peças e os vasos que são encontrados em todo o país com preços altíssimos são muito acessíveis financeiramente por lá. E eles conseguem embalar de forma segura para viagem.
Há, também, diversas igrejas antigas pela cidade. Uma delas é Lindíssima Basílica Santuário de Nazaré, famosa pelo Círio de Nazaré, que acontece todos os anos (em 2011 começará em 04/10), uma procissão que leva a imagem de Nossa Senhora de Nazaré da Catedral de Belém à Basílica, onde, todos os anos, milhares de pessoas comparecem.
Bom, quanto à Ilha de Marajó e a praia Salinas (ou Salinópolis), não pude ir, mas como minha irmã estava morando por lá, ela foi algumas vezes com seus filhos e marido. Pelas fotos que ela me mostrou, os dois lugares são lindíssimos e ela sempre indica a todos que vão para Belém. Com certeza da próxima vez que eu for à Belém, passarei pelos dois lugares!
E Viva a Amazônia!




3 comentários:

  1. Lívia, é isso mesmo! Belém tem os seus defeitos, mas tem muitos encantos. Você esqueceu de comentar sobre a chuva, que tem hora marcada! É um barato! Sou suspeita para falar de Belém, pois gostei tanto de morar por lá que até tive um filho Paraense. Tenho orgulho de ter vivido por lá, por ter feito amizades sinceras e pelo meu Arthur. Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  2. Calma lá minha gente, não é bem assim rs tem dias que não chove sim. E nem sempre é no mesmo horário. A maniçoba não é uma "feijoafa paraense" pois, não leva feijão nos ingredientes. Sim, o açaí é quase sagrado rs não comemos com feijão como citado. E nem com banana como em outros lugares. Nosso açaí se toma com farinha de mandioca ou farinha tapioca, podendo ser acompanhado de peixe, camarão,charque ou carangueijo. Sou paraense com orgulho. Minha cidade tem seus defeitos como qualquer outra. Mas tem encantos e sabores únicos. Abraços à todos.

    ResponderExcluir
  3. moro eu brasilia mais sou paraense com muito orgulho tambemmmmm estou louca pra passar uns dias ppor ai açai ainda é meu forte preciso dele com urgência kkkkkk

    ResponderExcluir